Thursday 5 March 2009

Interactive Real-Life Reality!

Novos desenvolvimentos no campo das interactividades. Meti-me num projecto de mediascape. É uma coisa brutal.
Mediascape é o nome que se dá ao impacto que a criação de imagens tem no mundo. Devem conhecer o termo por causa da empresa americana com este nome que distribui produtos multimédia pela Internet e Web. Mais recentemente, mediascape é usado para se referir a uma construção de media digital, em que itens digitais são associados a áreas no espaço através de GPS e tornam-se disponíveis uma vez que alguém com o equipamento necessário (já aí iremos) entra nessas áreas. Ou seja, eu posso criar um mapa com diferentes áreas a que associa sons, imagens, animações, vídeos, you name it, e quem o percorrer vai receber todas estas coisas no seu PDA.
Ora, os contratempos. Nem toda a gente pode receber isto no seu PDA porque o dito PDA tem de funcionar com o sistema operativo Windows Mobile. Há várias projectos a ser desenvolvidos, muito interessantes e benevolentes, mas todos entre a HP e a Windows, portanto, oficialmente, esta tecnologia só está disponível nessas plataformas. Mas que eu saiba já há pelo menos um austríaco a tratar de adaptar o sistema a qualquer plataforma. O software para criar estes mapas interactivos tem dos interfaces mais simples que eu já vi, qualquer um faz aquilo. É uma questão de montar o mapa, descarregar o ficheiro para o PDA e percorrer o espaço. Tal e qual.
Em Bristol, já há vários anos que se tenta desenvolver e distribuir este tipo de tecnologia. A cidade está coberta por uma rede wi-fi e foi pioneira no geocaching. Também há vários projectos que entregam o desenvolvimento da tecnologia a crianças, para que elas tenham melhores ideias que nós.
Realmente assim de repente, tudo se pode fazer. Era isto que faltava ao Peter Greenaway. Para já, o meu grupo está a desenvolver um detective mystery/treasure hunt para se implantar em Middlesex U. Mas as possibilidades..!

1 comment:

José António Fundo said...

Cada vez gosto mais de ti... e isto vale para este e para o post anterior...

Claro que cresço sempre quando um post começa com "Um dia o Fundo disse..." mas o que me impressiona não é isso. São os filmes, os projectos, a voracidade que nunca mais acaba. És um bom soldado, muito bom.

PS: Windows mobile? nahhhh. Para não falar em iPhone que também é fechado uma coisa dessas devia ser via web sem depender de uma pltaforma ou correr no Android da google que é open source.

Open Source your life, your love and your pain that's the only way.