Sunday 22 March 2009

Input

Vou tentar fazer um resumo das coisas interessantes que tenho visto.
Assim elas acabam por se juntar cá dentro.

Primeiro, isto.



Projecções que interagem com performance, numa espécie de animação que conjuga realidade virtual e física. Rings a bell? É giro ver posto em práctica.
Algo do género já tinha sido feito nos 80s e re-feito em 2005, ao que parece, mas sem performers.
Também me faz lembrar a instalação do Gondry no British Film Institute, em Setembro ou Outubro, The All Seeing Eye (Hardcore Techno Version). A diferença é que estas duas últimas envolvem o espectador, ocupando o espaço à sua volta, enquanto o anúncio da Puma é quase uma peça de teatro. Também para ser apresentada na televisão, não podia ser de outra forma. Mas isto no You against You tem a possibilidade de aliar a performance à ocupação real do espaço, que se se agitar bem acaba em verdadeira interacção. Espero.

Segundo,



Um vídeo genial por várias razões: a) nunca ninguém se tinha lembrado de fazer animações com ovelhas; b) as ovelhas realmente são muito fáceis; c) o DIY é que rula - até os pastores de ovelhas dos montes perdidos de Gales fazem animações com referências a coisas tão retro-adoradas e música a condizer; d) no final aparece um link para a samsung LED. Um novo televisor, desta vez iluminado a LED. O site não oferece grande explicação da tecnologia (até irrita um bocado a forma como prometem mais informação e não dão nada), mas vale a pena ver no que isto vai dar. Só tenho pensado em projecções, mas LEDs soa tão hardcore..

Terceiro,



Um novo instrumento musical digital. Mais DIY, mas este é do elitista que para se conseguir um tem de se pertencer a uma lista, à qual periodicamente é revelada uma data de leilão do produto. Estas manias dos monopólios, sinceramente... Anyways, é um brinquedo interessante. Funciona sobre uma faixa midi em loop que modifica conforme as teclas são accionadas. O facto de elas se iluminarem cria um efeito visual que me agrada bastante. É uma fusão do dj com o vj - arcaico em estilo como o PONG era, mas muito à frente.

Quarto,

Neon Navajo - é o que tenho ouvido estas últimas duas semanas. Gosto muito. Eles têm as músicas disponíveis aqui. Ouçam várias vezes, aqueles que não estiverem habituados a ouvir tudo - vale a pena. A propósito, hoje vimos o The Blank Generation, um documentário da cena punk dos 80s em Nova Iorque. É um music video de uma hora, menos uns minutitos. É giro. Fiquei a pensar se aqueles eram a Blank Generation, o que é que nós somos. Os Neon Navajo vieram-me à cabeça. O DIY. A Paris Hilton wanna-be de calças de pijama que vi hoje no supermercado de Wood Green. Fiquei na mesma, só se vai definir quando o auge passar. E depois disso espero já ter morrido - já sei que vou ter ciúmes tremendos da geração que vem a seguir.

No comments: