Thursday 22 January 2009

Para as tropas.

Duas coisas. Ou três, já não sei - há anos que deixei de saber contar.

Primeiro, uma mensagem aos que estão em Portugal e que sentem o dever de fazer parte da comunidade artística. Não tenham medo de fazer merda. Façam-na de propósito. Batam com a cabeça na parede e provoquem as reacções que não querem ouvir. Mas não tentem ser o que não são. Não tentem falar do que não sabem - já é difícil suficiente falar do que quer que seja. Sejam verdadeiros para convosco. Usem as vossas características. Usem-se para falar. (Nota: falar, aqui, é para ser lido obviamente como expressar algo através de um processo artístico.) Usem o vosso espaço e o vosso tempo. A cidade é vossa, o país é vosso... agora o mundo todo é vosso! Diz-vos respeito, reflecte quem são e vai influenciar os que vêm a seguir. Quer queiram quer não, vão deixar a vossa marca. E não vai ser uma tag qualquer na parede da Soares antiga, ou um vídeo de toda a gente a partilhar charros no youtube. É a forma como vivem e falam e tratam o que encontram. Não façam de conta que não têm importância. Assumam-se! (e isto vai para mim também.)

Segundo, depois de Hitchcock, Sirk, Fassbinder, Welles, Tarkovski e Kubrick aos pacotes... não posso nunca mais ter uma vida normal.
2001: Odisseia no Espaço..como é que nunca vi isto antes? O monólito só me cantou a evolução agora... Não sei nada.

E afinal não há terceiro.

2 comments:

Cláudia Oliveira said...

Não poderia estar mais de acordo contigo. Se as coisas estão complicadas é tudo por nossa causa, sabemos bem que existem paises bem mais pequeninos que o nosso e que enfrentam dificuldades maiores, mas ainda assim, nos conseguem superar em muita coisa. Já é um drama antigo - os portugueses têm medo de pôr mãos à obra, têm medo de se sujar, de aceitar os ricos, têm medo de ver para além dos outros... E medo é o pior coisa que se pode sentir!

É verdade! a nossa vida muda cada vez que assistimos a um qualquer filme do Kubrick =)

TM said...

E mais nada!
Vindo directamente de Londres pela Clara só podia vir uma bela mensagem.
Tens toda a razão rapariga!
Nós podemos ser a diferença.
:)