Friday 28 March 2008

American History X


Já há algum tempo que andava para ver este filme. Até estava à espera que fosse uma coisa bem interessante porque só me diziam bem dele. Parece que o Ed Norton até foi nomeado para um Oscar (que vale o que vale..) Enfim, quando o écran ficou preto e começaram a aparecer os créditos a primeira coisa que eu pensei foi "Não vou conseguir dizer muito bem disto..."

American History X anda à volta de Derek que se torna neo-nazi depois da morte do pai e por influência de Cameron, o mau da fita, vai criando mais um gang na sua cidade sub-urbana, arrastando o irmão e criando mau ambiente na família. Umas coisas levam às outras e Derek acaba por matar violentamente dois pretos que lhe tentavam roubar o carro durante a noite e vai parar à prisão. O irmão, que assistiu a tudo, tem-lhe uma grande admiração e mete-se cada vez mais no gang, arranjando alguns problemas na escola.

Quando o filme começa, Derek está a sair da prisão. É um homem diferente daquele que entrou. Já não é neo-nazi. Ok, tudo bem, descobriu alguma coisa que lhe deu paz de alma suficiente para deixar de precisar do neo-nazismo, que para ele era uma forma de revolta. Até aí tudo bem. Vemos o confronto dele com os seus antigos amigos, mais confortavelmente neo-nazis do que antes agora que o gang é mais forte. Vemos também como ele era importante, o membro mais importante e mais convencido do gang. Há uma grande transformação entre o Derek antigo e o Derek novo que confunde toda a gente. Estamos todos curiosos para saber o que lhe aconteceu na prisão. E então ele conta. E sinceramente, mais valia não ter contado.

O problema que eu tenho com o filme, que tem confundido também muita gente, é que ele fala de muita coisa e não diz nada. Fala das famílias dos subúrbios, das lutas de gangs, do racismo americano (que é um bocado diferente do racismo no resto do mundo), da importância das figuras paternais (outra tradição americana), da raiva cega... Mistura-se tudo e depois não responde às perguntas. Há muita coisa no filme que nos deixa à espera de mais. É tudo demasiado fácil. Demasiado light. Mesmo o final, para quem o conhece, é incompleto. Não tenho nada contra os finais em aberto, mas aquilo não é um final em aberto. É um final fácil para dar o abanão final que vai dar o último argumento para as pessoas se decidirem que aquilo é um filme sobre a violência. American History X... a história americana, land of the free and home of the brave, de como os ideais da liberdade são corrompidos, ficou por contar.

Não sei... talvez esteja ser demasiado dura com o filme. Mas eu estava convencida antes de o ver e acabei descrente.

3 comments:

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...

é mais ou menos um filme de sábado à noite.

depois empresto-te o frida ;)

kinezumi said...

wtf mate?
o filme é um filme mt agradavel d se ver, ena que respostas queres tu? que respostas pode ele dar a coisa k nao soluçao na nossa sociedad, e no fim a falta d dialogo e o pagamento por feitos anteriores, o mesmo que mudes vais pagar pelo k fizeste, e a razao é que ele finalmente da a hipotese d conhecer uma pessoa d cor, tu sim viste o filme muito light head e nao é o filme, é um filme sem filosofia, talvez mais expositivo, e cada filme tem um proposito, a interpretaçao do ed ta muito boa, o filme nao é dos melhores, mas é um filme na mesma onda do fight club, tens k os ver com a mesma atitude, nao percebo como podes gostar dum e odiar o outro, geez é um contrasenso TAMANHO, ena é pena k nao tenhas gostado, nao ponhas coisas imcompletas e nem comeces coisas k eles nao keriam