Tuesday 8 April 2008

Neon Genesis Evangelion

Apeteceu-me apresentar aqui o episódio final do anime mais interessante que eu já vi. Não foram tantos para que possa dar uma opinião certíssima, só certeira porque quem vê anime (mesmo que de vez em quando) rapidamente percebe quais são as criações que se destacam. No caso de Neon Genesis Evangelion, há uma manipulação do género japonês de animação como expressão artística, de forma que os espectadores são conduzidos desde o típico plot de anime (se bem que já desde o início com algumas excentricidades) para outro discurso, mais íntimo e mais freudiano. As regras do anime subvertem-se, para se aplicarem à nova dimensão e de repente, o anime torna-se admiravelmente mais interessante. Para os habituais espectadores de anime é desconcertante. Para os absolutamente ignorantes da cultura japonesa passa por pirosice emo. Mas não. Aquilo é Freud. É eu. É nós.

Fica aqui só o episódio final, mas verem os 26 episódios da série tornava a experiência mais impressiva.





1 comment:

kinezumi said...

uhhh bou ignorar o teu post d evengelion, o qual eu discordo com as tuas afirmacoes, d uma forma k posso facilmente fundamentar, but anyway deixo aki o link pa um torrent do tracey fragment ( http://thepiratebay.org/tor/4113577/The.Tracey.Fragments.2007.LiMiTED.NORDiC.PAL.DVDR-SUBTiTLES ) tem boa qualidade, o filme é um must seen, muito unico a forma como foi gravado, achei bem interessante
and now u're going to pay, like for real, fui as aulas hoj, e agora tenho k começar a ir, pk os profs reconheceram k eu ia poucas vezes e tinha boas notas, agora nao as posso ter sem ir la, geez, damn you, u're paying back