Monday 1 June 2009

É de manhã e portanto...


Como no espectáculo de Haswell & Hecker ontem em Serralves, que reclama os sentidos e os provoca, é assim. Hoje faço anos e é assim que me parece que as coisas são. Como aquelas esferas com raios lá dentro, que ligam o centro aos pontos do vidro onde lhe tocam. Tudo a estimular, a atacar, a somar, a expandir. No Star Trek, a matéria vermelha cria um buraco negro que faz implodir o planeta - anti-evolução é implosão, fechar-se sobre si próprio até desaparecer. Anti-evolução é também deixar-se levar e ser apenas espectador. Nem sequer um espelho que reflecte, apenas presente. E no entanto, sabe bem. E estar apenas presente é coisa difícil de atingir, mas isso é outra discussão.
Evolução é transformação? É no mínimo uma resposta. E perguntar? Também. Há um ano eu dizia que o que se tenta prever, torna-se imprevisível. Acho que o que eu queria dizer mais precisamente era que o que se tenta planear, torna-se impraticável. Também disse que não há nada que definitivamente comece ou acabe. Mas muda, tudo muda. E querer é poder, sim senhor, mas não é dever e o dever é que me estraga tudo.
Queria fazer um post mais optimista no meu dia de anos, porque eu até sou uma pessoa optimista. Mas as realidades impõem-se. Espero que isto melhore até ao final do dia sem eu fazer nada estúpido e desesperado.

E o vídeo?

3 comments:

TM said...

Não sei porquê, mas tenho reparado q qnd as pessoas fazem anos estão td menos optimistas. Deve ser do peso da idade xD
Gostei da imagem!

Daniel Pires said...

Not too long, I read! :)
Transformação, já te pus a fazer umas quantas.. como sabes será para mim a minha representação de evolução!

Beijinho grande!

Leonardo said...

Então os meus Parabéns!:)

beijo, diverte-te