Saturday 4 July 2009

FAA 2



O ano passado eu e a Phuk demos início ao FAA (festival da aptidão artística, para quem não se lembra), estivemos presentes em quase todas as provas a anotar as gaffes mais patetas e as melhores ideias e até contribuímos para alguns juízos (:D), cujos resultados foram reportados depois num post no blog da Phuk. Este ano, ela não pode vir ao FAA 2, mas estive eu e venho agora dar as minhas impressões do maior evento da Soares dos Reis.

Devo dizer que este ano não fui tão assídua como no ano passado... mas deu pra ver muita coisa.

Primeiro, os vídeos! Foi o que eu vi mais, quase todos. Destaca-se logo o aparecimento de novos géneros em relação ao ano passado! Tanto a ficção científica como o mockumentary sonharam que iam fazer parte deste FAA mas afinal não foi bem assim.. devem ter sido as referências que traziam que os assustaram e confundiram.. De qualquer forma algumas ideias giras e realizações interessantes. O recorrente bastante melhor que o ano passado (quanto mais não seja por desenvolverem um projecto individual em vez de um de grupo) e um filme bem giro do indie retro saudosista, da Liliana Freire. Uma nota para os próximos anos: não apresentem filmes sobre cobardes, que o Fundo é contra; ponham antes um emo que dá o mesmo efeito e ele gosta mais. E viva aos efeitos especiais que transformam imagens de santas na Cassilda! Ela realmente é uma santa :) Jinhos pra Cassilda! Se ela governasse o mundo, o Areias já não punha aquela frase idiota no final do filme dele e saímos todos muito mais contentes do FAA 2. Mas para isso também tínhamos de perceber porque é que as vozes off são sempre crípticas e para que é que aquele stop motion (por muito giro que fosse) estava naquele último vídeo... há sempre mistérios nos filmes da Soares e quem sou eu para dizer o contrário!

Uma palavra para o curso de design de produto, que mais ou menos a meio das PAAs de video fui ver a PAA do Zhang que também merece. O Zhang decidiu levar a sua PAA muito a peito (coisa que ele parece não conseguir deixar de fazer seja com o que for) e para além de tentar procurar respostas para as suas perguntas em todos os campos da sabedoria humana (como ele diz) pôs muito de si próprio no conceito e trabalho que desenvolveu. O que surpreendeu muita gente no próprio cursoe os fez questionar qual a direcção que estão a dar aos alunos, e o que se espera realmente deles ao saírem dali. Acho que as PAAs são uma excelente oportunidade para os professores orientadores de curso verem exactamente o que estão a produzir e que mentalidade estão a desenvolver nos alunos, e se isso vai de encontro às expectativas que se deve ter de um aluno da Soares dos Reis e de que forma se posicionam no panorama artístico contemporâneo. Ainda por cima agora que é mesmo Escola Artística Soares dos Reis, não devem deixar que se perca essa qualidade.

Multimérdia! Pá, só vi duas, da Banana e do Didi, depois não pode ser. Aqui queria dizer uma coisa mais a sério. Eu sei que é muito complicado estar a propor um projecto em Audiovisual para multimérdia ao nível da Soares 12º ano, que acabam sempre por se fechar em formatos como o site ou o dvd interactivo (acho que era esse o projecto do ano passado), mas acho uma injustiça os alunos de multimérdia terem de basear o seu trabalho no conceito de um aluno de cine-vídeo. Tem de haver coragem para deixar os alunos usar multimérdia tal como os de vídeo usam vídeo e os de fotografia, fotografia. Belas Artes também tem multimédia! Porque não instalações? Afinal de contas, o curso é comunicação audiovisual, não é design de comunicação! Não era mau encorajar animações também. O genérico este ano foi uma boa ideia, mas pode-se melhorar os objectivos desta tecnologia para os próximos anos.

Produção Artística! Também vi uma! Gostei muito da forma como o projecto era desenvolvido, foi o curso que me pareceu ter uma atitude mais parecida com a de audiovisual em relação à PAA. Design de Comunicação é que também só vi uma, a da Genki, portanto não tenho bem noção do que se fez..

Fotografia por seu lado foi muito confuso. Não é de estranhar, começando com uns tempos todos trocados, depois uns demónios a quererem salvar o Marvão, uma pessoa fica logo confusa! Mais Godzillas, elfos, lutas de super-heróis e tritões então já não há salvação. Nem as reportagens tiraram o sabor escapista da fotografia deste ano, tava toda a gente a fugir à custa do Antigamente é que era bom. Menos no Antigamente não era bom, uma amostra de fashion photography das tribos urbanas! Mas ficou muito aquém do que se podia fazer, falharam os indies (e dentro destes todas as variantes), os tecktoniques, os scene-kids, os hipsters, os skaters, os g33ks (e nesta também existe mil variantes), os nerds, os professores e os taxistas, no seu habitat natural em vez de ser num fundo tão chato.

e nem escrevo mais nada para não estragar esta última frase.

Pró ano há mais!

2 comments:

Unknown said...

fiquei sem saber a frase e sem apanhar as gaffes. po ano havemos de tar la as duas pa eu compensar um bocado da tua objectividade demonstrada nesta critica ao que e', ou pelo menos devia ser, um dos maior eventos culturais (ou pelo menos devia ser) do verao.

jinho,
Fuq

TM said...

Em Design de Comunicação, também não vi tudo, mas do que vi fiquei :O Os trabalhos deles pareceram-me bastante desenvolvidos. Tive a certeza que não seria capaz para a resolução da proposta XD