Sunday 3 February 2008

28 de Janeiro a 3 de Fevereiro

Início de um registo dos filmes vistos por semana... para não me perder.
De vez em quando algumas palavras... se me apetecer.
:p



Três surpresas, de certo modo (talvez o último nem tanto).
Atonement, fui ver sem qualquer conhecimento prévio da história (ainda consigo fazer destas coisas), apenas de que entrava a Keira Knightley e de que estava nomeado para alguns Óscares. Fiquei surpreendida pela crueldade. A crueldade com que uma criança confusa e ferida se vinga de quem gosta e a crueldade do destino que não se deixa remediar, nem que seja por um pormenor. É interessante que tenham focado essas pequenas decisões que marcam a vida inteira e condicionam relacionamentos, neste caso, de uma forma muito mais fatalista e, esta é a parte interessante, através do cenário de guerra (com todas as injustiças que traz amarradas). Como faz mais sentido nesta altura, talvez. Embora canse um bocado. Por outro lado, achei interessante alguns aspectos da realização, principalmente as montagens - os momentos em que eram usadas e a forma como eram trabalhadas (os travellings de planos de pormenor e os jogos de luzes e focagens/desfocagens) - e a entrevista no final, uma das melhores decisões do filme. Torna tudo mais subtilmente directo, e não apenas mais uma história de guerra que nao é bem sobre a guerra mas acaba por se tornar apenas nisso.

Into the Wild, outro que também já nem me lembrava muito bem ao que ia. Foi muito além do que eu esperava, até porque só esperava um filme no Alaska com um gajo giro. Mas depois aparece-me o Sean Penn a atacar a cultura hipócrita americana, usando um mártir da verdadeira liberdade. Hmm... ainda por analisar.

The Darjeeling Limited, muito antecipado este. O Wes Anderson continua com a cabeça no mesmo sítio, com aquela relação fantástica de personagem/espaço/outras-personagens que me fascina tanto. Fiquei com a sensação que neste filme ele tinha tentado avançar um degrau, mas não conseguiu completamente. Não deixou de ter um bom filme, mas não cumpriu o objectivo. Demasiado fresco para dizer isto se calhar, mas foi a sensação com que fiquei. Tenho de voltar a ver para poder identificar melhor. Pelo menos isto posso dizer, boa banda sonora.

2 comments:

Unknown said...

ja vist algum deles?

eu tou indecisa se vou ver os dois 1ºs q postast e o 4meses 3 semanas e 2 dias...
:D

kinezumi said...

ahhh o into the wild ainda nao vi, mas tenho curiosidade, pois tem la o eddie vedder a cantar e parece se relacionar bastante com a carreira dos pearl jam pelo k ouvi falar

ahh o atonement ta genial, a personagem da keira com pouco destaque torna-se bem engraçado, pois tem ali tudo k marca um bom filme, pena akilo d ele so morrer no dia antes de regressar

ahh o darjeeling limited é bom, mas é um filme genial d entrenimento